segunda-feira, 16 de abril de 2012

Projeto 50 anos da Escola

Segundo documentos encontrados pela escola, descobriu-se que a Escola Estadual Professora Maria Belmira Trindade foi fundada no dia 09 de maio de 1962 pelo deputado Jesus  Trindade, no bairro Bonsucesso.Há algumas controvérsias com relação a esta data.

A escola recebeu este nome em homenagem a avó materna de seu fundador.

A princípio a escola funcionava em um barracão cedido pelo Estado, próximo ao Hospital Eduardo de Menezes, com o nome Escola Combinada do Bairro Bonsucesso. Mais tarde passaria a se chamar Escola Estadual Bonsucesso e por fim o nome que tem hoje.

A primeira diretora foi a Senhora Dalva Maria Thomaz Rocha.

No ano de 1978, a Escola foi transferida para a Rua Clementino de Jesus, 99, Bairro Bonsucesso, onde permanece até hoje.

O Bairro Bonsucesso inicialmente era parte da fazenda Bonsucesso. Por muito tempo a área do Bonsucesso foi utilizada para o cultivo agrícola, assim como outras fazendas da região do Barreiro que abasteciam a capital. A partir do final da década de 1960, seu loteamento se iniciou. A ocupação, no entanto, foi lenta.

Hoje o bairro tem como referência o Hospital Eduardo de Menezes.
A região foi aumentando e com a grande ocupação foi necessário o desmembramento dando origem a outros Bairros como: Vila Cemig, Vila Bernadete,  Araguaia, Milionários, São Judas Tadeu.

A Escola Maria Belmira Trindade atende a alunos de todo seu entorno, sendo na região do Bonsucesso a única escola que atende alunos do 1º ao 9º ano do ENSINO fundamental e Ensino Médio. Atualmente conta com aproximadamente 1200 alunos e 130 profissionais no seu quadro geral incluindo professores, especialistas, serviços gerais.

No seu plano físico a Escola conta com uma ampla área verde com árvores frutíferas e ornamentais, 1 quadra coberta ,1 quadra aberta, 1 pátio coberto onde é usado também pelos alunos no momento de seu lanche, um pátio aberto, 1 Biblioteca que mesmo pequena atende às necessidades básicas  dos alunos e professores, 1 sala que foi transformada em sala de vídeo. Na escola também funciona o Projeto do aluno de tempo integral que proporciona ao aluno de baixo rendimento atividades que o auxiliem no seu aprendizado.

Os professores da escola são todos com formação acadêmica adequada ao conteúdo que ministra e muitos com especialização na área.

Tendo em vista todo contexto em que a escola está inserida, percebemos nestes 50 anos uma caminhada de vitórias de derrotas, de dificuldades, mas também de um trabalho que contribuiu e contribui muito para o desenvolvimento de uma sociedade que busca seu espaço.

Neste ano queremos comemorar estes 50 anos como realmente a escola (alunos, professores e funcionários) tem direito e merecem: com festas e  homenagens .Mas não podemos deixar para trás a reflexão sobre o processo de aprendizagem vivenciado  neste anos e como podemos contribuir para a melhoria da nossa escola com o tema: A ESCOLA QUE PODEMOS TER E QUEREMOS AJUDAR A CONSTRUIR.
Que este ano de 2012 abra caminho para mais 50 anos de muito esforço, trabalho e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar ! É muito importante para nós a sua opinião ... =)